Nerd ou Geek – Entenda as diferenças

nerd ou geek

Steve Jobs e Bill Gates: quem é o nerd e quem é o geek?

Geek e Nerd são duas pequenas palavras que se correlacionam entre si, mas se engana quem pensa que são só meros rótulos para uma mesma coisa. 

Nerd é uma gíria americana que, segundo o Cambridge Dictionary significa uma pessoa antissocial, extremamente interessada em um assunto e que sabe muito sobre isso, ou seja, a definição perfeita para o nerd que conhecemos desde sempre através de filmes, livros e desenhos. 

É difícil saber quando a expressão passou a ser popularizada. Alguns dizem que a palavra ganhou destaque quando o livro If I ran the Zoo (Se eu dirigisse o Zoológico), escrito por Theodore Seuss Geisel, foi lançado em 1950. A obra apresenta um personagem inteligente e recluso chamado Nerd. 

Outra versão para sua origem está relacionada aos funcionários da Northern Electric Research and Development (N.E.R.D), uma companhia elétrica do Canadá dos anos 1950, onde muitos empregados passavam a noite em claro realizando pesquisas e projetos. 

Nos anos 1960 a gíria se tornou ainda mais comum, usada para aqueles que se dedicavam ao máximo, tinham poucos ou nenhum amigo e não eram ‘atraentes’ aos olhos da maioria das mulheres. 

Voltando ao Cambridge Dictionary, a expressão Geek significa uma pessoa inteligente, sem atrativos e que sabe muito sobre um determinado assunto. Muitos vão pensar que foram apenas trocadas palavras para determinar algo que é a mesma coisa que Nerd. Mas o dicionário nos dá mais dois possíveis sinônimos: alguém interessado em computadores e alguém interessado em tecnologia e ciência. É exatamente neste ponto que começamos a entender as diferenças entre estes dois grupos. 

O termo geek surgiu nos anos 1870 e era bem pejorativo, designado a artistas de rua conhecidos por praticar alguma bizarrice para atrair a atenção do público. Mas com a Internet e a popularização dos computadores nos anos 1990, o termo ganhou um novo significado, associado aos amantes da tecnologia. 

Com a facilidade de acesso trazido pela rede, muitos assuntos que antes somente os nerds se interessavam passaram a ser consumidos por um número maior de pessoas. E foi aí que um novo fenômeno se levantou. 

Hoje em dia, conhecemos a ‘cultura geek’, um estilo de vida em que o indivíduo se interessa por tecnologia, ciência, é aficionado por filmes, séries, histórias em quadrinhos e a chamada ‘cultura pop’ em geral. 

Ao contrário dos nerds e apesar do significado (permitam-me dizer, errôneo) do Cambridge Dictionary, os geeks são pessoas relacionáveis, que apesar de saberem muito sobre um determinado assunto, costumam compartilham esses conhecimentos com todos que se interessam tanto quando ele. 

Em termos mais simplistas, nerd é a denominação mais conhecida para uma pessoa extremamente inteligente que costuma se isolar socialmente. Já os geeks são uma denominação mais recente para pessoas que também são classificadas como inteligentes, mas que costumam se relacionar com maior facilidade e encaram o conhecimento como algo a ser compartilhado. 

Claro que muitas vezes essas definições se misturam. Geeks apaixonados por programação podem ser tão reclusos quanto os nerds clássicos e alguns nerds podem ser bastante atuantes dentro de comunidades ligadas a seu assunto de interesse. Mas podemos dizer que a grande diferença entre os dois grupos está na aceitação por algo que era encarado como esquisito. Durante muito tempo, os nerds carregaram um estigma que nunca foi associado aos geeks.  

Atualmente, as informações estão à disposição de todos e é exatamente isso que faz um assunto antes considerado chato ou difícil se tornar acessível e, ser avaliado como interessante o suficiente para revolucionar as formas de comunicação e sociedade, como a que estamos vivendo nos últimos anos. 

Compartilhe!
Joyce Cardoso

Author: Joyce Cardoso

Vivendo do mantra: eu estou com a Força e a Força está comigo.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>