Top 07: Músicos nos quadrinhos

Música e quadrinhos sempre tiveram uma relação muito próxima. E para confirmar essa teoria, criamos uma lista com sete músicos famosos que já se arriscaram a produzir histórias em quadrinhos.

 

Gerard Way

Gerard Way

01 – Gerard Way (My Chemical Romance)

De todos os músicos dos quadrinhos, ninguém tem uma carreira mais sólida na Nona Arte do que o líder do finado My Chemical Romance. Way já escreveu roteiros para a Marvel e recentemente assumiu a linha Young Animal, uma divisão da DC Comics para quadrinhos alternativos. Mas o músico e roteirista é mais conhecido por The Umbrella Academy, série criada com o brasileiro Gabriel Bá que explora as relações de uma desajustada família de super-heróis. Por esse trabalho, Way ganhou um prêmio Eisner, o Oscar dos quadrinhos norte-americanos.

 

Corey-Taylor

Corey-Taylor

02 – Corey Taylor (Slipknot/Stone Sour)

Apesar de ter feito fama como o vocalista mascarado do Slipknot, a ligação de Corey Taylor com os quadrinhos se deu por conta de sua outra banda, a Stone Sour. Lançada em 2013, a minissérie em quadrinhos House of Gold & Bones foi parte de um grande projeto do Stone Sour, que envolveu dois discos (House of Gold & Bones parte 1 e 2) e uma extensa turnê. Taylor chegou a afirmar que gostaria de produzir um filme inspirado nas letras e no roteiro que escreveu para House of Gold & Bones, repleto de metáforas sobre a condição humana. Mas o projeto não teve continuidade.

 

Glenn Danzig

Glenn Danzig

03 – Glenn Danzig (Misfits/Danzig)

Seja ao lado dos icônicos Misfits ou em todos os seus projetos posteriores, Glenn Danzig sempre explorou em suas letras temas como sexo, terror e criaturas sobrenaturais. E foi o sucesso na carreira musical que abriu as portas para o vocalista realizar o sonho de qualquer fã de quadrinhos: ter a sua própria editora. A bordo da Verotik, uma pequena editora de quadrinhos adultos, Danzig exerce seu lado roteirista e desde 1994 vem lançando revistas que tem o macabro e a sensualidade como principais ingredientes.

 

Rob Zombie

Rob Zombie

04 – Rob Zombie (White Zombie)

Quase um discípulo de Glenn Danzig, o ocupado Rob Zombie divide seu tempo entre a música, o trabalho como diretor, roteirista e produtor de cinema e seus projetos de histórias em quadrinhos. E como se pode imaginar, todos os seus diferentes trabalhos têm em comum o amor de Zombie pelo gênero terror. Os quadrinhos de Zombie misturam terror e sensualidade, mas ao contrário de Danzig, as histórias apresentam elementos de um humor mais escrachado.

 

DMC

DMC

05 – DMC (Run DMC)

Fundador do grupo Run DMC, Darryl Matthews McDaniels (ou simplesmente DMC) é considerado um dos mais importantes artistas de hip-hop de todos os tempos. Apaixonado pelas HQs da Marvel, o rapper lançou em 2014 sua própria revista em quadrinhos. Na trama, que se passa na Nova York de 1985, Darryl não se tornou músico e sim professor. Mas durante a noite, ele assume a identidade do misterioso vigilante conhecido como DMC.

 

Jane Wiedlin

Jane Wiedlin

06 – Jane Wiedlin (The Go-Go’s)

Trabalhar com música e quadrinhos não é exclusividade dos homens. Uma prova disso é a presença na lista de Jane Wiedlin, guitarrista das Go-Go’s, uma banda new wave dos anos 1980 formada apenas por mulheres. Depois de algumas experiências escrevendo roteiros para a revista em quadrinhos dos Simpsons, Jane lançou em 2010 Lady Robotika, uma série de humor e ficção científica em que a própria Jane é a personagem central, uma rockeira veterana transformada em ciborgue por alienígenas.

 

Marco Donida

Marco Donida

07 – Marco Donida (Matanza)

Também temos representantes brasileiros na lista. Guitarrista, compositor, letrista e ilustrador oficial das capas de discos dos cariocas do Matanza, o incansável Marco Donida ainda arrumou tempo para criar o Matanza Comics, uma revista em quadrinhos totalmente independente que era vendida pelo correio e nos shows da banda. Já faz um bom tempo que a revista esgotou, o que nos faz pensar que uma nova edição não seria uma má ideia.

Confira o melhor do Popground também no Rock Feed da 89FM.

Compartilhe!

Author: André Morelli

Vida louca e próspera. morelli@popground.com.br

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>