Top 07: Mágicos dos quadrinhos

Por Carolina May

Senhoras e senhores, bem-vindos a mais um Top 07 do Popground! E para comemorar o Dia do Mágico (31 de janeiro), listamos sete (porque cinco ou 10 é muito manjado) mágicos dos quadrinhos.

Mandrake

Mandrake

01- Mandrake (King Features Syndicate)

O mágico do bigodinho surgiu em 1934, nas tiras dos jornais norte-americanos. Criação de Lee Falk, Mandrake é um representante fiel dos ilusionistas tradicionais: usa ternos finos, luvas, capa e cartola.

Em suas aventuras, o herói está sempre acompanhado de seu guarda-costas e amigo Lothar, um príncipe africano (representado de forma caricata, diga-se de passagem) que abandonou sua tribo para acompanhar Mandrake, e ocasionalmente de sua noiva Narda.

Mandrake é perito em ilusionismo e hipnose, além de apresentar poderes telepáticos. O personagem foi claramente inspirado no famoso mágico ítalo-americano Leon Mandrake (1911-1993).

 

Zatanna

Zatanna

02- Zatanna Zatara (DC Comics)

Um dos maiores ícones femininos dos quadrinhos e talvez a mais popular representante dos mágicos nos quadrinhos. Zatanna apareceu pela primeira vez em Hawkman #4, em 1964. Pertencente a espécie Homo Magi, ela é filha do também mágico John Zatara e de Sindella Zatara.

A heroína costuma conjurar seus encantamentos através de palavras ou frases pronunciadas ao contrário, método também utilizado por seu pai.

Dentre suas habilidades estão a conjuração de feitiços, ilusionismo, teleporte, manipulação de plasma, controle das probabilidades, transformação de objetos, controle de forças elementares, além de possuir imunidade mental a ataques psíquicos. O uso excessivo de seus poderes pode fazer com que entre em uma espécie de coma, despertando após um período de repouso.

Além do pai, Zatanna tem outro parente mágico, seu primo Zachary Zatara.

 

Doutor Estranho

Doutor Estranho

03- Doutor Estranho (Marvel Comics)

O mais recente personagem da Marvel a ser inserido em seu universo cinematográfico, Stephen Strange fez sua primeira aparição em 1963, em Strange Tales #110. Stephen Strange era um arrogante neurocirurgião mundialmente famoso, que teve sua carreira interrompida por um acidente de carro, que deixou suas mãos inutilizadas para a realização de cirurgias.

Após uma série de tentativas falhas de cura, o ex-cirurgião ouve falar do Ancião, um místico que vivia nas remotas montanhas do Tibete. Determinado, ele atravessa o oceano e durante a estadia longe de sua terra natal, o egoísta Strange tornou-se um ser humano melhor, e sua vida ganha um novo significado.

Agora um mestre nas Artes Místicas, Stephen voltou para a América e montou seu santuário no bairro de Greenwich Village, em Nova York. Ele carrega consigo o Olho de Agamotto, amuleto místico que lhe permite ver através de disfarces, invocar imagens do passado, rastrear entidades físicas e etéreas, sondar mentes e abrir portais para outras dimensões.

 

Feiticeira-Escarlate-(1)

04- Feiticeira Escarlate (Marvel Comics)

As habilidades especiais de Wanda Maximoff permitem que ela controle a magia do caos e afete os campos de probabilidade, podendo perturbar a realidade e causando transtornos aleatórios, resultando em ocorrências de fenômenos improváveis.

A primeira aparição da personagem foi junto com seu irmão gêmeo Pietro em X-Men #4 (1964). Os dois faziam parte da Irmandade de Mutantes, grupo de vilões liderado por Magneto. Em busca de redenção, os irmãos abandonaram Magneto e mais tarde se tornaram membros dos Vingadores.

Durante décadas, ficou estabelecido que Wanda era uma filha perdida de Magneto, uma mutante que nasceu com o dom de controlar energias místicas. Mas no meio da disputa com a Fox, que tem o direito de usar qualquer personagem mutante em seus filmes, a Marvel alterou a origem de Wanda e Pietro. Nas histórias atuais, os gêmeos descobrem que além de não serem filhos de Magneto também não são mutantes, mas sim seres humanos que ganharam poderes depois de passarem ainda bebês por experiências genéticas.

 

 

John Constantine

John Constantine

05- John Constantine (Vertigo)

Criado por Alan Moore nas páginas do Monstro do Pântano em 1987, John Constantine passou de personagem coadjuvante a protagonista. Um dos anti-heróis favoritos dos fãs de quadrinhos, é um grande pesquisador das artes místicas, mas seu verdadeiro dom é sua capacidade de manipular pessoas e até mesmo criaturas sobrenaturais com sua lábia.

O personagem ganhou um título próprio, intitulado Hellblazer em 1988, a série mais longeva da Vertigo, que contabilizou mais de 250 edições.

Vindo de uma família de origem operária da cidade de Liverpool, Constantine é um ocultista que apesar de sua natureza cínica e individualista, sempre se vê envolvido em batalhas contra forças sobrenaturais. Possui um vasto conhecimento em assuntos obscuros, em especial demonologia.

 

 

Irmão Vodu

Irmão Vodu

06- Irmão Vodu (Marvel Comics)

Irmão Vodu é o alter ego de Jericho Drumm. Sua estreia foi em 1973, na revista Strange Tales #169. Seus numerosos poderes místicos são derivados de Loa, deuses espíritos ligados ao vodu.

Ele pode entrar em um estado similar ao transe. Nesta forma, sua pele é resistente a queimaduras, o que o impede de sentir o calor do fogo. Além disso, ele pode ter o controle das chamas e de formas de vida menores.

Outras habilidades de Irmão Vodu é a criação mística de fumaça acompanhada com o som de tambores. Esta fumaça oculta a sua presença, além de possibilitar que ele veja através dela. Ele também é dotado de um tipo místico de hipnotismo, sendo mais efetivo sobre plantas e animais. Vodu também invocar os Loa, para que ele e outros sejam transportados instantaneamente.

A partir de 2009, passou a ser conhecido como Doutor Vodu, substituindo temporiamente Stephen Strange no posto de Mago Supremo do Universo Marvel.

 

Nimbus

Nimbus

07- Nimbus (Maurício de Sousa Produções)

O irmão de Do Contra foi criado em 1994 por Maurício de Sousa, baseado em Mauro Takeda, um dos inúmeros filhos do cartunista.

Assim como Cascão, Nimbus também tem medo de trovões, no entanto nutre um grande interesse em meteorologia e clima – característica também herdada do filho de Maurício.

Além disso, Nimbus é o mágico da turma, e adora fazer seus truques. Na série da Turma da Mônica Jovem, ele tem a mágica como hobbie.

Compartilhe!
Popground

Author: Popground

Ao Infinito... e Além. popground@popground.com.br

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>