Marvel e DC se copiam em suas novas sagas

maxisséries

Secret Wars e Convergence, as duas maxisséries anunciadas pela Marvel e pela DC para 2015.

Já foi anunciado há algum tempo que em 2015 a DC Comics vai mudar sua sede e todos os seus funcionários de Nova York para a Califórnia, para reunir todas as unidades da DC Entertainment em um mesmo local.

O problema é que os editores chegaram à conclusão que uma mudança tão grande vai paralisar as atividades da editora por cerca de dois meses, o que levou a uma solução inusitada: ao invés de criar edições tapa-buraco durante a mudança, a DC criou uma maxissérie que presta homenagem ao aniversário de 30 anos de Crise nas Infinitas Terras, considerada a maxissérie mais importante já publicada pela editora.

Com previsão de publicação entre maio a abril de 2015 e contando com um batalhão de diferentes artistas, Convergence irá substituir todas as revistas da editora e vai lidar com uma estranha situação. Será revelado que o vilão robótico Brainiac não só coleciona cidades de outros planetas, mas também pode viajar pelo tempo e pelas dimensões para colecionar diferentes pedaços do multiverso DC.

A maxissérie promete fazer a alegria dos leitores antigos, ao mostrar novas histórias em ambientações não só anteriores ao reboot dos Novos 52, mas até mesmo anteriores ao reboot que marcou o final de Crise nas Infinitas Terras.

O problema é que a Marvel deixou para comemorar apenas no ano que vem o aniversário de 30 anos de Guerras Secretas, sua primeira maxissérie publicada de 1984 a 1985. E como parte das comemorações, a editora anunciou uma nova Guerra, dessa vez em um planeta que vai misturar em um mesmo espaço versões alternativas de suas maxisséries mais populares como Guerra Civil, Dias de um Futuro Esquecido, Marvel Zombies e Vingadores vs. X-Men, entre muitas outras.

Algumas pessoas costumam dizer que durante décadas, Marvel e DC sempre copiaram conceitos uma da outra. Mas é importante lembrar que as ideias surgem de editores, roteiristas e desenhistas, que dependendo da maré já trabalharam em diferentes épocas nas duas editoras.

Mas dessa vez o negócio parece ter ido um pouco longe demais. Não dá pra negar que as duas maxisséries tem praticamente a mesma história e serão praticamente lançadas na mesma época.

Obvio imaginar que cada editora vai afirmar que teve a ideia primeiro e que se alguém está copiando é a concorrente. Mas a verdade é que a necessidade da Marvel e da DC em criar grandes eventos para garantir boas vendas se tornou um tormento para leitores que estão visivelmente cansados de promessas de que nada será como antes para que tudo permaneça igual.

Se existe um dado positivo em toda essa lambança, é que dessa vez parece que as duas maxisséries serão eventos auto contidos. Convergence tem dois meses para contar sua história e Secret Wars também aparenta ser um evento curto.

Mas nunca duvide da ganância dos editores. Nessas horas sempre vale lembrar da Saga do Clone, infame arco de histórias do Homem-Aranha que deveria ter durado poucos meses, mas devido às boas vendas se arrastou por anos, até ninguém mais entender o que estava acontecendo.

Estamos de olho.

Compartilhe!

Author: André Morelli

Vida louca e próspera. morelli@popground.com.br

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Popground Investiga: Crossover secreto DC x Marvel? | Popground - […] Terras paralelas, criaturas multidimensionais, versões alternativas! Já faz algum tempo que as histórias dos principais títulos da DC e …

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>