Por André Morelli
E na noite desse domingo (24/02), todos os usuários do twitter e do facebook se transformaram em críticos de moda e de cinema em suas coberturas pessoais da festa de premiação da 85º edição do Oscar.
Como todos já foram devidamente bombardeados com informações a respeito da premiação, o Popground vai se concentrar em Argo, produção que venceu na categoria de melhor filme.
O ambicioso filme dirigido por Ben Affleck mistura gêneros em uma história baseada em fatos reais. Durante a Revolução Islâmica de 1979, a embaixada norte-americana do Irã é invadida e todos os funcionários são feitos reféns. Mas seis americanos conseguem escapar e se refugiam em segredo na casa do embaixador do Canadá.
Para trazer os refugiados de volta sem levantar suspeitas, a CIA cria uma bizarra operação: disfarçados como uma equipe cinematográfica que vai usar os desertos do Irã como cenário para a produção de um filme de ficção científica, um grupo de agentes entra no país e inicia um plano de retirada dos funcionários da embaixada.
E onde Jack Kirby entra nessa história? Para dar maior credibilidade a operação, a CIA usou um roteiro real de um filme de ficção científica chamado Lord of Light, que contava com uma série de concept arts criados por Kirby, que também foram adquiridos para a operação e mostrados as autoridades iranianas.
Kirby faleceu em 1994 e nunca soube que sua arte fez parte de uma missão internacional que salvou a vida de seis diplomatas. E sinceramente, bem que o Ben Affleck podia ter dado um jeito de incluir essa história em Argo. Seria uma homenagem justa ao criador do Capitão América e dezenas de outros personagens, conhecido entre seus fãs como o Rei dos Quadrinhos.
Confira abaixo os concepts criados pelo artista para Lord of Light, com muitas referências a um dos trabalhos mais icônicos de Kirby, a série Novos Deuses.
27 de fevereiro de 2013
Show, show de desenhos. Eu só queria saber como ele esperava que alguém filmasse uma coisa dessas. Hoje seria semi impossível criar esses cenários, imagina nos 80…
28 de fevereiro de 2013
Realmente, mesmo com a tecnologia de hoje, ainda seria absurdo pensar em um filme com esse visual. Mas o Kirby nunca foi um designer, o negócio dele foi criar sem pensar se o projeto seria viável.
Mesmo que o resultado tenha ficado incrível, foi bola fora de quem contratou o velhinho, rs.