VFX Rio: Festival de Efeitos Especiais no Brasil

Sheldon Stopsack, o artista que deu vida ao Groot de Guardiões da Galáxia, é um dos convidados do VFX Rio.

Sheldon Stopsack, o artista que deu vida ao Groot de Guardiões da Galáxia, é um dos convidados do VFX Rio.

Alguns dos mais importantes nomes dos efeitos especiais do mundo do cinema e dos games desembarcam no Rio de Janeiro para o VFX Rio, primeiro evento exclusivamente dedicado aos efeitos visuais no país que começa amanhã.

O VFX Rio – em inglês é a sigla para efeitos visuais desenvolvidos e criados para filmes, games, aplicativos e produções para TV – vai reunir profissionais e talentos de peso de alguns dos principais estúdios de Hollywood, além das produtoras brasileiras O2 e Conspiração para uma série de palestras, cursos e apresentações.

Entre os convidados, destaca-se Mike Sanders, diretor visual dos estúdios da empresa de games Activision. Antes da Activision, Sanders trabalhou na Industrial Light and Magic, onde participou do desenvolvimento de tecnologia para 80 longas, entre eles vários blockbusters. É dele o elenco digital que vemos em Titanic; muitos dos efeitos da segunda trilogia de Star Wars e do novo O despertar da Força; a tecnologia por trás de Avatar e os personagens digitais de Piratas do Caribe, pelo qual foi indicado ao Oscar de Desenvolvimento Científico.

Mas o principal foco da vinda de Sanders será sobre sua experiência no universo dos games, com uma palestra sobre a criação dos novos Call of Duty: Black Ops III e Guitar Hero Live. Além de falar de sua experiência, ele vai mostrar como o desenvolvimento de um game nada deixa a dever aos grandes estúdios de cinema.

Outro nome confirmado é Sheldon Stopsack, o artista responsável pelo carismático Groot de Guardiões da Galáxia, o blockbuster da Marvel de 2014. É dele também a impressionante recriação do Arnold Schwarzenegger jovem de Exterminador do Futuro – Gênesis.

Outros trabalhos da impressionante lista de Stopsack incluem Harry Potter e o Enigma do Príncipe, As Crônicas de Nárnia – O príncipe Caspian, 007 – Operação Skyfall e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Entre os brasileiros presentes no evento, destacamos Lucia Modesto, que já desenvolveu trabalhos em diversas franquias da Dreamworks como Shrek, Madagascar e Como Treinar Seu Dragão.

Além do lado pop, o VFX também tem foco em formação e aprimoramento de mão de obra para o mercado audiovisual. Por isso, firmou parceria com a Siggraph, a famosa associação internacional voltada para pesquisa, desenvolvimento e difusão dos profissionais e das empresas de efeitos visuais e o maior evento de computação gráfica e VFX do mundo.

O evento acontece no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, o antigo Cine Odeon, um dos mais antigos cinemas em funcionamento do Rio de janeiro, recém-reformado.

Os ingressos para o VFX Rio estão a venda na bilheteria do Cine Odeon e pelo site do evento clicando aqui.

Compartilhe!

Author: André Morelli

Vida louca e próspera. morelli@popground.com.br

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>