Resenha: Vida (Life) 2017

Vida

Em 1979, Ridley Scott inaugurou o terror espacial moderno no cinema com o seminal Alien. E seguindo os passos de Scott, o diretor sueco Daniel Espinosa apresenta um novo capitulo do gênero com o bem-intencionado Vida.

Numa espécie de homenagem-referência ao clássico de Scott, Vida brinca logo de cara com elementos de Alien, como a caligrafia minimalista e espaçada do título e os inusitados ângulos de câmera do original. Mas incorprando também elementos de produções mais recentes como Gravidade e Interestelar, Vida tenta se distanciar de sua fonte de inspiração.

A ação do filme se passa dentro da Estação Espacial Internacional, um laboratório real mantido no espaço por programas espaciais de inúmeros países. Com uma equipe formada por seis cientistas de diferentes nacionalidades, todos aguardam com ansiedade o retorno de uma sonda enviada a Marte.

Ao analisar as amostras do solo marciano da sonda, os cientistas da estação encontram uma única célula inerte que comprova a existência de vida fora da Terra. A descoberta repercute rapidamente pela imprensa mundial, com direito a um sorteio em que estudantes do primeiro grau escolhem um nome para o alienígena – Calvin.

Enquanto a equipe realiza testes em sua descoberta, o organismo extraterrestre começa a crescer e se desenvolver, até o ponto em que se transforma numa ameaça a tripulação. Sem treinamento militar e nenhuma arma a bordo da estação, a equipe de cientistas entra em um claustrofóbico jogo de gato e rato contra Calvin com uma única certeza – aconteça o que acontecer, a criatura não pode chegar até a Terra.

Apresentando um competente elenco multicultural em que os destaques ficam para Jake Gyllenhaal, Rebecca Ferguson e o Deadpool Ryan Reynolds, Vida consegue equilibrar ficção científica, suspense e até mesmo terror mais explícito nos momentos em que Calvin ataca a tripulação. Mas mesmo assim, o filme não consegue fugir do fato de que não acrescenta nada de novo ao terror espacial criado por Alien.

Compartilhe!

Author: André Morelli

Vida louca e próspera. morelli@popground.com.br

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>