Resenha – A Múmia (2017)

Múmia

Com direção e produção de Alex Kurtzman, A Múmia é o primeiro filme dentro do projeto de trazer de volta os Monstros da Universal, termo como são conhecidos os inúmeros filmes de figuras clássicas do terror produzidos pelo estúdio dos anos 1920 até os anos 1960.

A ideia de incluir dentro de um mesmo universo (chamado aqui de Universo Sombrio) personagens clássicos como Drácula, O Homem Invisível e Lobisomem, criando uma nova franquia de filmes de terror e aventura era muito promissora – era, pois o filme inaugural, A Múmia, decepciona até quem nunca viu o clássico de 1932.

Nesse novo universo, somos apresentados à vilã Ahmanet (Sofia Boutella) que há milhares de anos foi impedida de invocar Set, o Deus egípcio da morte, para juntos governarem o mundo. Aprisionada e mumificada viva na antiga Mesopotâmia, ela retorna ao mundo dos vivos nos dias de hoje após os militares (e saqueadores nas horas vagas) Nick Morton (Tom Cruise) e Chris Vail (Jake Johnson) descobrirem sua localização, ao lado da pesquisadora Jenny Halsey (Annabelle Wallis). Uma vez desperta, Ahmanet dispara em busca da adaga de Set, para que possa invocar o Deus egípcio no corpo de seu eleito Nick.

O tom de horror e suspense dá lugar a aventura e o filme passa a ser exaustivamente explicado pelo doutor Henry Jekyll (Russell Crowe), líder de uma sociedade secreta que luta contra ameaças sobrenaturais. Buscando inspiração nas produções da Marvel, o personagem de Crowe funciona como uma espécie de Nick Fury do universo sombrio, criando uma ligação forçada e anticlimática com os próximos filmes.

É um tanto vergonhoso que uma produção desse porte seja tão desastrosa, com falhas que tornam o filme difícil de ser assistido: Abuso de deus ex machina, humor que não funciona, repetição desnecessária do que já vimos em A Múmia com Brendan Fraser, montagem repleta de cortes mal feitos, ausência de química entre os personagens e atuações canastronas. A conclusão que chegamos é que o roteiro é uma grande falha por si só. Uma pena.

A Múmia será seguido por A Noiva de Frankenstein, previsto pra fevereiro de 2019.

Oremos!

Compartilhe!
Natália Borges

Author: Natália Borges

Louca por filmes, séries, teorias da conspiração e coxinha de frango com catupiry.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>